Conheça Um Pouco Sobre Júpiter

Padrão

Boa noite meu povo, como eu havia prometido, aqui estou eu com muita coisa interessante para vocês.

É o seguinte, eu achei importante (e como sou eu que mando aqui, as coisas são do jeito que eu achar)  nós aprendermos um pouco sobre os Deuses que iremos estudar antes de aprofundar mais no nosso objetivo (que pode ser lido aqui). Bom, então vamos conhecer um pouco da narrativa mítica  do Deus Júpiter.

Júpiter era o deus romano do dia. Também era chamado de Jove. Na mitologia romana Júpiter é o pai do deus Marte. Assim, Júpiter é o avô de Rómulo e Remo, os lendários fundadores de Roma. Júpiter é filho de Saturno e Cíbele.

A narrativa sobre o Deus Romano Júpiter se assemelha muito com uma já aconhecida por todos nós, a do Deus Grego Zeus; vejam só:

“Os fados tinham comunicado ao seu pai, Saturno, que ele havia de ser afastado do trono por um filho que nascesse dele. Para evitar a concretização da ameaça do destino, Saturno devorava os filhos que mal acabavam de nascer. Quando Júpiter nasceu, a mãe, cansada de ver assim desaparecer todos os filhos, entregou a Saturno uma pedra, que o deus engoliu sem se dar conta do logro.
Sua mãe então o entregou às ninfas da floresta em que o havia parido.
Criado longe, na ilha de Creta, para não ter o mesmo destino cruel dos irmãos, ali cresceu alimentado pela cabra Amalteia. Quando esta cabra morreu, Júpiter usou a sua pele para fazer uma armadura que ficou conhecida por Égide.
Quando chegou à idade adulta enfrentou o pai e, com a ajuda de uma droga, obrigou-o a vomitar todos os filhos que tinha devorado. Após libertar os irmãos do ventre paterno, empreendeu uma revolta (titanomaquia). Saturno procurou seus irmãos para fazer frente ao jovem deus rebelde que, com seus irmãos, reuniram-se no Olimpo. Casou-se com Juno, sua irmã e filha preferida de Cibele.”

Ass: Gustavo Avelar.

Anúncios

Uma resposta »

  1. Pingback: Chegamos aos símbolos « Símbolos Mitologicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s